quinta-feira, 23 de junho de 2011

Prêmio Bíbi Vogel 2011

O Prêmio Bíbi Vogel destina-se a reconhecer as ações desenvolvidas de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno. É também uma forma de reconhecer a importância da amamentação para a prevenção e redução da morbimortalidade infantil, e para a saúde da criança. O prêmio foi instituído pela portaria nº 1907/GM de 13 de setembro de 2004 e leva esse nome em homenagem a Sylvia Dulce Kleiner, conhecida como Bíbi Vogel, por sua dedicação, militância e destaque frente às ações de amamentação, entre elas a criação do grupo Mães Amigas do Peito, em 1980.
A primeira edição do prêmio ocorreu em 2005, ano em que se destacaram os municípios de Araguaína (TO), Itabuna (BA), Piraí (RJ), Maringá (PR) e Brasília (DF). Todos receberam do Ministério da Saúde uma placa comemorativa com o título. Já na segunda edição, realizada em 2009, a Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, da Secretaria de Atenção à Saúde, premiou os municípios de Arapiraca (AL), Belém (PA), Manaus (AM) e Vitória (ES). Receberam menção honrosa os municípios de Uberlândia (MG) e Londrina (PR).
Este ano, o Ministério da Saúde abriu a 3ª edição do Prêmio Bíbi Vogel. Os municípios vencedores receberão as placas em novembro, durante o I Encontro nacional de Tutores da Rede Amamenta Brasil, em Brasília.


Biografia
Bíbi Vogel, originalmente Sylvia Dulce Kleiner, era filha de judeus alemães que vieram para a cidade do Rio de Janeiro após a 2ª Guerra Mundial. Foi uma pessoa polivalente, destacando-se como cantora, modelo, atriz e militante de causas humanitárias, além de ser atleta e ativista. Empenhou-se na mobilização da sociedade argentina para os direitos humanos durante a ditadura militar.
Brasileira, foi viver na Argentina, onde teve sua filha Mayara, em 1979, e lá viveu até 2004, ano de sua morte. Ao tornar-se mãe e vivenciar as dificuldades para amamentar, buscou apoio junto a um grupo de amamentação, Ñuñu. Foi por meio da maternidade que compreendeu a importância de trocar experiências com outras mulheres. Assim, criou no Brasil, em 1980, o Grupo de Mães Amigas do Peito. Desde então, participou de maneira ativa e independente do movimento em prol da amamentação no Brasil e em outros países.
Em reconhecimento a sua dedicação, militância e destaque junto à sociedade, o Ministério da Saúde homenageia Bíbi Vogel dando seu nome ao prêmio criado para contemplar municípios que se destacam na implementação de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Bíbi Vogel
Considerando a importância do envolvimento dos municípios para que as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno se efetivem, instituiu-se, em 2004, o prêmio Bíbi Vogel, destinado ao reconhecimento dos municípios que se destacam na implementação de ações de promoção, prote­ção e apoio ao aleitamento materno e estímulo a experiências municipais de sucesso.
A primeira edição do prêmio foi em 2005, tendo sido premiados os se­guintes municípios: Araguaína (TO), Itabuna (BA), Pirai (RJ), Maringá (PR) e Brasília (DF).
Na segunda edição, em 2009, os municípios premiados foram Arapi­raca (AL), Belém (PA), Manaus (AM) e Vitória (ES). Receberam menção honrosa os municípios de Uberlândia (MG) e Londrina (PR).
Saiba quais municípios podem participar
Os municípios interessados em concorrer ao prêmio devem:
• promover ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno;
• possuir indicadores de aleitamento materno oriundos de pesquisas com amostras representativas do Município (Ex: Amamunic, II Pesquisa Nacional de Prevalência de Aleitamento Materno e outras pesquisas de prevalência realizadas em 2007 e/ou 2008).
Inscrições
Os municípios deverão encaminhar junto à ficha de inscrição, o ques­tionário sobre as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento ma­terno devidamente preenchido e documentos adicionais que comprovem e enriqueçam a descrição das ações, conforme edital publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 15/06/2011 Seção 3. Pgs. 96, 97 e 98.
O edital, a ficha de inscrição e o questionário sobre as ações de promo­ção, proteção e apoio ao aleitamento materno também estão disponíveis no site www.saude.gov.br, na página da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno.
O período de inscrições será de 15 de junho a 31 de julho, por meio da postagem da ficha de inscrição para a Coordenação Estadual de Saúde da Criança/Comissão Estadual do Prêmio, até o dia 31 de julho de 2011 (data de postagem).
Seleção
Serão compostas duas comissões de avaliação, uma estadual e uma na­cional. As comissões avaliarão os municípios em duas fases. A primeira será baseada na avaliação da documentação apresentada à Comissão Esta­dual do Prêmio. Na segunda fase, a Comissão Nacional definirá dez mu­nicípios que serão visitados, dois de cada macrorregião do País.
Na avaliação serão levados em consideração o número, as característi­cas, a abrangência e os aspectos inovadores das ações de aleitamento ma­terno com ênfase em 2009 e/ou 2010.Exemplos:
• existência de Comitê Municipal de Aleitamento Materno ou similar;
• existência de Hospital (is) Amigo(s) da Criança;
• adoção do Método Canguru;
• existência de Banco de Leite Humano;
• ações de monitoramento da NBCAL;
• implementação da Rede Amamenta Brasil;
• existência de Unidades Básicas de Saúde Amigas da Amamentação e outras ações de implementação na atenção primária de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.;
• ações comunitárias de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno (Ex: grupos de apoio);
• ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno realizadas nas escolas;
• ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno voltadas para a mulher trabalhadora;
• realização de campanhas e mobilização social em prol da amamentação; e outras.
Premiação
O Prêmio consistirá da entrega de uma placa comemorativa a cada um dos cinco municípios vencedores, sendo um de cada macrorre­gião. Também serão concedidos diplomas de menção honrosa aos cin­co municípios visitados e não selecionados para receber o prêmio. A premiação será feita por ocasião do Encontro Nacional de Tutores da Rede Amamenta Brasil, em novembro de 2011.
A divulgação do resultado será feita no dia 13 de outubro de 2011, no site www.saude.gov.br, na página da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno.
Ficha de Inscrição
Informações:Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (61)-3306803



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AAAA*************************ÚLTIMAS POSTAGENS*************************AAAA

AAAAA************************OUTRAS POSTAGENS************************AAAAA

NESTE BLOG

Brasileirinh@s de Floripa

Saúde na Escola

*************** ******** POSTAGENS EM ORDEM ALFABÉTICA************ ******** ** **************************************** ÍNDICE**************** ************************